Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Parceria pode beneficiar 47 mil famílias do Monte das Oliveiras, em Manaus.

    há 13 anos

    Uma parceria entre a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da Corregedoria do Tribunal de Justiça, e a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg) pode resultar na regularização fundiária do bairro Monte das Oliveiras, um dos maiores de Manaus, chegando a beneficiar até 47 mil famílias.

    O defensor público Carlos Almeida Filho, responsável pela propositura da ação coletiva com objetivo de usucapião, explica que há três anos muitos moradores dessa localidade têm procurado a defensoria pedindo o reconhecimento de propriedade dos imóveis em que habitam, por isso, o órgão resolveu agir para resguardar o direito de todas as pessoas que vivem no local. “O que queremos é oferecer um pouco de segurança para os milhares de cidadãos que moram naquela área”, comenta o advogado.

    Para viabilizar a ação, o defensor tem buscado a cooperação de diversas entidades. Na segunda-feira (18), esteve reunido com a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Socorro Guedes, e o cartorário David Gomes David, representante da Anoreg, a fim de garantir a gratuidade das certidões e registros públicos emitidos pelos cartórios extrajudiciais.

    Na oportunidade a desembargadora ressaltou a importância da iniciativa e de imediato propôs um termo de cooperação, que deverá ser assinado na próxima quarta-feira, dia 27 de outubro, para firmar o compromisso de isenção das custas cartorárias por parte da população, garantindo um pouco mais de tranqüilidade para as famílias envolvidas. “Temos o dever de participar ativamente de iniciativas de responsabilidade social e a Anoreg será uma grande parceira nesse desafio especificamente”, comenta.

    Fique por dentro

    A área que era de um particular começou a ser invadida em 1991, hoje abriga cerca de 47 mil famílias que não tem título ou qualquer outro documento que lhes assegure a propriedade de suas residências.

    De acordo com o defensor público Carlos Almeida Filho, informações do Secretário de Política Fundiária do Amazonas dão conta que 80% dos imóveis de Manaus não tem registro público de propriedade.

    Próximo >

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações441
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parceria-pode-beneficiar-47-mil-familias-do-monte-das-oliveiras-em-manaus/2439032

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)