Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    COMARCA DE AMATURÁ SERÁ INAUGURADA NESTA SEXTA, 27

    O município de Amaturá era ligado judicialmente ao município de São Paulo de Olivença. Com esta inauguração, faltará somente a instalação da Comarca de Tonantins para que o Estado do Amazonas tenha Comarcas em todos os municípios

    há 11 anos

    O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, irá inaugurar nesta sexta-feira (27) a Comarca de Amaturá, na 1ª Sub-região do Estado, a 907 quilômetros de Manaus.

    Com a instalação da Comarca, os moradores de Amaturá não precisarão mais se deslocar ao município de São Paulo de Olivença (seu antigo Termo Judicial) para resolverem questões relacionadas à justiça.

    Ari Moutinho comemora a independência do município e lembra que, com a inauguração da Comarca de Amaturá, faltará somente a instalação da Comarca de Tonantins, também na 1ª Sub-região e Termo de Santo Antônio de Içá, para que o Estado do Amazonas tenha Comarcas em todos os municípios.

    "Este é um sonho de todos os cidadãos, prefeitos e de alguns políticos também ligados ao município de Amaturá, que fizeram o apelo para a instalação da Comarca. É de suma importância essa instalação porque, primeiro, o município passa a ter uma independência funcional – como Termo Judicial, Amaturá ficava ligada ao município mais próximo. O segundo aspecto importante é que, com a instalação da Comarca e com a designação de um juiz, os processos todos vão tramitar na Comarca de Amaturá, e lá também terá uma Zona Eleitoral", declarou o presidente do TJAM.

    O diretor da Divisão de Engenharia do TJAM, Rommel Akel, destacou que o prédio do Fórum da Comarca de Amaturá foi cedido pela Prefeitura do Município. "Em seguida, a Engenharia do Tribunal de Justiça criou o projeto e uma equipe foi deslocada para reformar e mobiliar todo o fórum, que contará com salas para Defensoria Pública, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais setores administrativos", disse Rommel.

    De acordo com informações da Divisão de Cerimonial do TJAM, o Fórum da Comarca de Amaturá receberá o nome de Danilo Gonçalves Dias. O homenageado, já falecido, foi juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

    Sonho realizado

    Em visita à Presidência do Tribunal de Justiça no início deste mês, o presidente da Câmara Municipal de Amaturá, Daniel Lima (PCdoB), informou que os moradores do município precisavam deslocar-se ao município vizinho, São Paulo de Olivença - que fica a quatro horas de viagem de motor rabeta - para resolverem questões judiciais. "É um sonho realizado para nós, cidadãos de Amaturá", disse, sobre a inauguração da Comarca.

    Giselle Campello

    TJAM

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações662
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comarca-de-amatura-sera-inaugurada-nesta-sexta-27/100690233

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Amazonas
    Notíciashá 11 anos

    Presidente do TJAM anuncia instalação de Comarca em Amaturá (AM)

    Tribunal Superior Eleitoral
    Notíciashá 15 anos

    TRE confirma cassação do mandato do prefeito de Acrelândia (AC)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)