Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Escola da Magistratura participa de reunião com a Enfam por meio de videoconferência

    Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados pretende realizar um encontro semanal, por videoconferência, com a participação de representantes de até cinco escolas.

    há 11 anos

    Reuniões virtuais para discutir assuntos de interesse da magistratura já são uma realidade. Na manhã desta quinta-feira (15), de forma inédita, representantes da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) participaram de uma reunião por videoconferência com integrantes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), com sede em Brasília.

    Também participaram da reunião virtual representantes das Escolas da Magistratura do Acre e do Amapá. Representando o Amazonas, participaram a coordenadora da Esmam, juíza de Direito Lúcia Viana; a secretária geral da instituição, Márcia Levi; o secretário de Controle Interno da escola, Anderson Laurido; e o servidor Roceli Lima, responsável pela área de Ensino à Distância da instituição.

    De Brasília, a reunião foi presidida pelo juiz auxiliar da Enfam, Ricardo Chimenti, acompanhado de membros da equipe técnica da instituição, entre eles as servidoras Marizete da Silva Oliveira e Emília Maria Rodriguez, integrantes da coordenação pedagógica da Escola Nacional.

    Em Manaus, a captação e transmissão de imagens foi realizada na sala da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), localizada no edifício Desembargador Arnoldo Péres, Aleixo, Zona Centro-Sul da cidade.

    A videoconferência ocorreu por meio da rede do CNJ, que já interliga a Justiça de todo o País por meio da fibra ótica e possibilita uma rápida comunicação. O equipamento permite até seis acessos simultâneos.

    Pauta

    Chimenti iniciou a reunião apresentando as inovações de procedimentos que estão sendo implantadas durante este ano pela Escola Nacional. Em seguida, abriu espaço para que os participantes abordassem brevemente ações desenvolvidas pelas escolas; apontarem dificuldades enfrentadas, com vista à melhoraria do apoio oferecido por parte da Enfam.

    O juiz auxiliar da Enfam falou ainda sobre a importância da participação dos magistrados no curso de improbidade administrativa, realizado na plataforma de Educação a Distância (EAD). Também anunciou a realização de um curso de aperfeiçoamento em EAD destinado a juízes que atuam em áreas de fronteira, sendo o material didático desenvolvido por magistrados indicados pelas Escolas estaduais para atuarem como monitores.

    No tempo destinado à participação da Esmam, a juíza Lúcia Viana falou sobre os avanços alcançados pela escola quanto aos assuntos discutidos no último Encontro de Coordenadores Pedagógicos, realizado no mês de julho, em Brasília. A coordenadora de Cursos da Esmam anunciou a realização de uma capacitação em EAD sobre Improbidade Administrativa, previsto para acontecer entre os dias 16 e 20 de setembro, com vagas disponíveis a magistrados de outros Estados.

    Ao final da reunião, o servidor Roceli Lima, responsável pela área de Ensino à Distância da Esmam, questionou a possibilidade de disponibilizar às Escolas da Magistratura nos Estados os cursos realizados em EAD pela Enfam. Em resposta ao questionamento, Ricardo Chimenti sinalizou positivamente, afirmando que a Escola Nacional já está tomando as providências cabíveis para que isso ocorra.

    Chimenti elogiou ainda a participação do juiz de Direito do TJAM Elci Simões nos cursos em EAD realizados pela Enfam, indicando o magistrado para integrar a equipe de monitoria dos cursos a serem realizados pela Esmam na plataforma de EAD.

    Adriana Lizardo

    ESMAM

    Fotos: Fábio Melo

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escola-da-magistratura-participa-de-reuniao-com-a-enfam-por-meio-de-videoconferencia/100652652

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)