Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    5ª Vara Criminal de Manaus já está com 100% do acervo digitalizado

    O anúncio foi feito nesta terça-feira (02) pela juíza titular da 5ª Vara Criminal, Andréa Jane Medeiros.

    há 11 anos

    A 5ª Vara Criminal da Comarca de Manaus, que tem como titular, a juíza de Direito Andréa Jane Silva de Medeiros, está comemorando 100% de digitalização do processos físicos. Um trabalho que começou em maio de 2011, quando a magistrada foi nomeada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) como titular da Vara.

    A juíza destaca o empenho dos profissionais, entre eles os estagiários, e diz que a digitalização de 100% do acervo vai facilitar muito o trabalho, além de proporcionar aos funcionários, advogados e público em geral, um ambiente mais agradável e saudável. "Quando se tem uma Vara totalmente digitalizada, isso agiliza o atendimento ao público e a Justiça fica mais perto do jurisdicionado. O ambiente se torna mais salubre pelo fato de não se ter uam grande quantidade de estantes e processos de papel. E o trabalho rende mais", afirmou a juíza.

    As estantes com processos físicos já foram retiradas e os processos enviados ao depósito público. Hoje, o que se vê são salas arejadas, com mais espaço e melhor condição de trabalho para os servidores.

    Segundo a magistrada, a digitalização do acervo foi proposto quando assumiu a titularidade da Vara e teve resultado positivo ao longo dos últimos dois anos. "É um trabalho que nos propusemos a fazer. Com isso estaremos respondendo mais rapidamente à sociedade em relação aos processos, pois isso é o que a população clama: uma Justiça mais célere", afirmou.

    Em 2010, a 5ª Vara Criminal tinha 1.674 processos com mais de cem dias sem movimentação. Hoje esse número caiu para menos de 60 processos. O trabalho realizado pela juíza, servidores e estagiários fez com que a Vara saísse do 5ª lugar (2011) para 1º lugar em produtividade entre as Varas Criminais no ano passado.

    Facilidades

    A Vara conta com caixa de sugestões, computador para consultas e um quadro que mostra a evolução dos trabalhos realizados pelos servidores. O diretor da Vara, Alcir Serudo Marinho Júnior, mostra com orgulho como era e como ficou a 5ª Vara Criminal sem os processos físicos.

    Segundo ele, hoje é possível acessar qualquer um dos processos que tramitam na Vara em segundos, pois tudo está digitalizado. "Temos apenas seis processos físicos que estão em grau de recurso no Tribunal de Justiça do Amazonas. Com o acervo físico digitalizado, temos facilidade para verificar se um processo está parado, por exemplo. E, a partir de agora, tudo que entrar na 5ª Vara Criminal será digital. Com isso, a produtividade aumenta" , afirmou Alcir Serudo. "Hoje, não guardamos armas e nem objetos de crimes. Quando começou esse processo de 'limpeza' da Vara, tinha até bicicletas. Tudo foi catalogado e enviado ao setor competente", acrescentou.

    Gravação das audiências

    Outro ponto importante a ser destacado na 5ª Vara Criminal é a gravação em áudio e vídeo das audiências. "Tudo é gravado e fica à disposição dos advogados e das partes. Não tem mais uma pessoa para digitar o que se fala na audiência. Com isso se ganha tempo", diz Alcir.

    Carlos Eduardo Souza

    TJAM

    Edição: Acyane do Valle

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações352
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/5-vara-criminal-de-manaus-ja-esta-com-100-do-acervo-digitalizado/100590217

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)