Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJAM declara inconstitucional decreto municipal que fixa remuneração

    Decisão foi unânime, com base na violação ao artigo 109 da Constituição do Estado, que exige lei para fixação e alteração de remuneração e subsídio de servidores

    há 11 anos

    O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas declarou inconstitucional o Decreto nº 578/2010, de autoria do chefe do Executivo do Município de Manaus, que alterou a composição da Unidade de Execução Municipal e estabeleceu quantia a ser recebida pelos servidores ocupantes das funções criadas.

    A decisão foi unânime, conforme voto do relator, desembargador Sabino da Silva Marques, na sessão desta terça-feira (11), presidida pelo desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa.

    Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI nº , o Ministério Público do Estado do Amazonas alegou afronta ao artigo 109 da Constituição do Estado do Amazonas, que exige a edição de lei para fixação e alteração da remuneração dos servidores públicos.

    Segundo o inciso VIII do artigo 109, "a remuneração dos servidores e o subsídio de que trata o § 8º do artigo 110 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices".

    De acordo com trecho do voto do relator, "não resta dúvida a inconstitucionalidade do Decreto nº 578 de 18 de junho de 2010, tendo em vista que a fixação e alteração de remuneração dos servidores públicos somente pode ser realizada através de ato normativo emanado do Poder Legislativo, seguindo todas as exigências legais".

    Além disto, o relator ressalta que, por tratar-se de gratificação, a quantia paga aos integrantes da comissão de Unidade de Execução Municipal deve ser regulada por meio de lei específica.

    Negada cautelar

    O pedido de Medida Cautelar na ADI nº 4000450-33.8.04.0000 foi negado pelo Pleno, conforme voto do relator, desembargador Sabino da Silva Marques. O Procurador Geral de Justiça alega que a Lei Municipal nº 1.142/2010 modificou a Lei nº 1.126/2007, passando a tolerar admissões em Regime de Direito Administrativo, que violam a regra constitucional de ingresso no serviço público via concurso.

    Um dos motivos para o pedido ter sido negado foi a ausência do periculum in mora, pois passaram-se três anos entre a data de publicação da lei e o protocolo da ação. Ainda segundo o relator, a priori, não se vislumbra inconstitucionalidade, pois a revogação do artigo não significa dizer que os contratos temporários considerados irregulares serão mantidos de forma indefinida.

    Patricia Ruon Stachon

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjam-declara-inconstitucional-decreto-municipal-que-fixa-remuneracao/100557224

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)