Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conexão virtual com delegacia de Guajará agiliza medidas protetivas a mulheres em risco

    A postura dos maridos violentos mudou após as concessões de cinco medidas protetivas este mês pelo juiz Flávio Henrique de Freitas em Guajará. A notícia logo se espalhou no municípío e amigos e vizinhos de vítimas passaram a incentivar as denúncias.

    há 11 anos

    A conexão virtual entre a Vara de Guajará (a 1.476 quilômetros de Manaus) e a delegacia do município tem agilizado as autorizações de medidas protetivas a mulheres em risco, conforme prevê a Lei "Maria da Penha".

    Segundo o magistrado da Comarca, Flávio Henrique de Freitas, a delegacia de Guajará não encaminha mais nenhuma petição por meio físico. "No dia 18 de maio, um sábado, despachei virtualmente cinco medidas protetivas referentes à Comarca de Guajará, uma vez que estava na Comarca de Novo Airão, onde respondo cumulativamente. Essa celeridade na prestação da Justiça demonstra respeito pelo jurisdicionado e salva vidas", disse.

    Somente no mês de abril, o magistrado realizou 51 audiências e proferiu 32 sentenças nos processos já virtualizados da Vara Única, entre estas, as ações de mulheres em risco. "A figura do juiz é importantíssima para as pessoas nos municípios, mas, quando da nossa ausência e em situações de processos de risco de vida e agressão familiar, conseguimos, à distância, aplicar uma medida coercitiva. O sistema veio acelerar o trâmite processual", afirmou.

    Para o delegado titular da 69ª Delegacia Interativa de Policia de Guajará, Paulo Jorge Gadelha de Oliveira, a nova forma de atuação da Justiça em parceria com a polícia proporciona segurança à vítima, devido a celeridade do despacho.

    "A polícia tem 48 horas para solicitar ao magistrado a medida protetiva. No processo físico perdíamos 24 horas com a documentação necessária. Hoje, podemos dispor tranquilamente desse tempo, sabendo que a vítima não sofrerá com a espera", explicou Paulo Jorge.

    Inclusive, segundo o delegado, a postura dos maridos violentos mudou após as concessões das cinco medidas protetivas deferidas pelo juiz Flávio Henrique de Freitas. A notícia logo se espalhou e amigos e vizinhos de vítimas passaram a incentivar as denúncias. "O interessante é que não houve aumento de registros, mas inibição da ação dos agressores, que constataram o efeito imediato da ação da Polícia e da Justiça", conta.

    Medidas protetivas de urgência à vítima

    Encaminhamento à casa de Abrigo e a programa oficial ou comunitário de proteção; retorno à residência após o afastamento do agressor; mudança de residência sem perder os direitos sobre os bens comuns do casal, guarda dos filhos e direito à obtenção de alimentos, são exemplos de algumas medidas protetivas de urgência concedidas a partir da Lei Maria da Penha (Lei 11.3340/06).

    Sandra Bezerra Lima

    CGJ/AM

    Edição: Acyane do Valle

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações163
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conexao-virtual-com-delegacia-de-guajara-agiliza-medidas-protetivas-a-mulheres-em-risco/100534694

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)