Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DESEMBARGADORES Ari Moutinho e Pascarelli SÃO HOMENAGEADOS PELA ACADEMIA DE HISTÓRIA DO AMAZONAS

    A proposta de concessão das Medalhas Desembargador Oyama Ituassu e Professor Cleomenes Chaves foi feita pelo vice-presidente da Academia Amazonense de História, Cláudio Chaves, e aprovada por unanimidade entre os membros.

    há 11 anos

    O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) e diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, foram agraciados na manhã deste sábado (25), com a Medalha do Mérito Jurídico e Medalha do Mérito Educacional, respectivamente, conferidas pela Academia Amazonense de História.

    O evento ocorreu na Academia Amazonense de Letras, Centro de Manaus, onde o desembargador Ari Moutinho foi agraciado com a medalha Desembargador Oyama Ituassu (mérito jurídico). "É uma alegria imensa para mim, hoje, receber essa medalha do Mérito Jurídico, que tem como patrono o desembargador Oyama Ituassu, cujo cargo eu jamais sonhei que um dia chegaria a ocupar".

    Ari Moutinho falou sobre a postura, inteligência e elevada cultura jurídica do desembargador Oyama Ituassu, pessoa de quem, ainda, teve a grande satisfação de ser aluno, ao cursar a faculdade de Direito. "Muito cedo Oyama já era desembargador e durante muitos anos honrou o Poder Judiciário amazonense. A ele, este momento, minhas preces e orações", destacou o presidente do TJAM.

    Em um discurso emocionado pelo reconhecimento de sua carreira jurídica, Ari Moutinho citou sua família como fator determinante para sua realização pessoal e profissional. "Quero agradecer, em especial, a minha esposa, que há mais de 40 anos só me faz feliz. Com ela, eu conjugo o verbo amar todos os dias".

    O presidente concluiu o seu discurso de agradecimento destacando "a dignidade profissional e marcante trabalho reconhecido por todos" do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TER/AM) e diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador Flávio Pascarelli, que em seguida foi agraciado com a Medalha do Mérito Educacional, Professor Cleomenes Chaves.

    "Primeiramente gostaria de agradecer esse momento àquele que me indicou a concessão da Medalha do Mérito Educacional, Cláudio Chaves, porque entre todas as honrarias que tenho recebido ultimamente, essa é uma das que mais me emociona e será realmente a que ficará guardada na minha memória, porque eu levo muito a sério a educação", declarou Pascarelli.

    O desembargador Flávio Pascarelli agradeceu, ainda, a educação humanística herdada e ensinada por seus pais, e a presença de sua esposa, Giselle Pascarelli, e de seus filhos, na homenagem. "Na questão educacional tenho muito a agradecer a todos que fazem parte da Escola Superior da Magistratura (Esmam) e ao esforço incessante do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Ari Moutinho, para o crescimento da Esmam".

    Flávio Pascarelli encerrou seu discurso dizendo que espera que o curso de Direito ensinado em todo o mundo seja lecionado por professores que não formem apenas técnicos em Direito, mas sim pensadores e, sobretudo, pensadores humanizados para que se promova o verdadeiro Direito e sua consequente justiça.

    O vice-presidente da Academia Amazonense de História, Claudio Chaves, falou que a solenidade se tratava de uma data histórica, uma vez que estavam sendo homenageadas duas personalidades que são grandes exemplos nas áreas jurídica e educacional do Estado do Amazonas.

    Solenidade

    Familiares, juízes e diretores do Tribunal de Justiça do Amazonas e membros das Academias Amazonenses de Letras e História estavam presentes na outorga das medalhas.

    A mesa de honra do evento foi composta pelos desembargadores Ari Moutinho e Flávio Pascarelli, pelo presidente da Academia Amazonense de História, Moacir Andrade, vice-presidente da Academia Amazonense de História, Claudio Chaves, pelo vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), Marco Aurélio Choy, e presidida pelo presidente da Academia de Letras do Amazonas, Arlindo Porto.

    Os juízes de Direito do Tribunal de Justiça do Amazonas, Lúcia Viana, Nélia Caminha e Flávio Albuquerque Freitas também estavam entre os presentes.

    Giselle Campello /TJAM

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações611
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargadores-ari-moutinho-e-pascarelli-sao-homenageados-pela-academia-de-historia-do-amazonas/100532609

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)