Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comemoração e reflexão marcam o Dia do Assistente Social no TJAM

    Nas palestras sobre a profissão foram abordados temas como a subjetividade da atuação, a questão da totalidade (visando o sujeito como um todo) e reflexões da prática do assistente social.

    há 11 anos

    A Divisão de Serviço Social do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) promoveu nesta quarta-feira, 15 de maio, Dia do Assistente Social, uma comemoração e reflexão sobre a atividade do profissional, no Fórum Ministro Henoch Reis, Zona Centro-Sul de Manaus. No início do expediente, os servidores foram recepcionados pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Exérimental da Amazonas Filarmônica, seguido de um café da manhã, oferecido na sala da Diretoria do fórum.

    Em seguida, 30 pessoas, entre profissionais e estagiários, participaram de uma reflexão a respeito do trabalho do assistente social, com três convidadas: as professoras Lidyane Cavalcante, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Francicleide Bindá, do Centro Universitário do Norte (Uninorte); e Rosângela Dutra, do Laboratório de Psicologia da Ufam.

    Para a data, o Conselho Federal de Serviço Social lançou uma campanha com o mote "Chega de exploração", com frases como "Colaborador para o lucro do patrão" e "Polivalente: trabalhando por cinco, recebendo por uma?".

    "Nós reunimos todos os profissionais de várias unidades de Serviço Social e campos de atuação do Tribunal de Justiça, para refletir sobre a prática e nossa interação enquanto categoria também", diz a assistente social Cíntia Bezerra de Freitas, da Divisão de Serviço Social.

    Segundo Cíntia, nesta conversa sobre a profissão foram abordados temas como a subjetividade da atuação, a questão da totalidade (visando o sujeito como um todo) e reflexões da prática.

    A psicóloga Rosângela Dutra falou sobre o adoecimento no mundo do trabalho, a preocupação com a saúde mental e as problemáticas que podem ocorrer ao longo do tempo devido à atuação profissional.

    No Tribunal, a Divisão de Serviço Social é voltada ao servidor e se difere porque é um serviço social institucional e administra questões como benefícios, acompanhamento com servidores, o que caracteriza o serviço social do trabalho.

    Mas "existem outros serviços sociais que atuam no Tribunal de Justiça, atrelados à figura do juiz e fazem assessoria técnica com análise socioeconômica, familiar, das oitivas nas audiências, enfim, uma assessoria direta ao magistrado", explica a assistente social.

    Campanha

    Na última sexta-feira (10), a equipe de Serviço Social promoveu uma Campanha de Prevenção e Combate à Hipertensão no Fórum Ministro Henoch Reis e Fórum Desembargador Mário Verçosa.

    Foram feitas 298 aferições de pressão arterial, 57 dosagens de glicemia, 26 avaliações nutricionais e aplicação de 60 doses de vacinas, em conjunto com unidades de saúde da Prefeitura Municipal de Manaus, instituições de ensino superior e laboratórios particulares.

    Patricia Ruon Stachon

    TJAM

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações472
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comemoracao-e-reflexao-marcam-o-dia-do-assistente-social-no-tjam/100516979

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)