Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Júri condena réu que teve julgamento anulado pelo TJAM e STJ

    O réu foi julgado e absolvido em outubro de 2009, mas o julgamento foi anulado pelos desembargadores do TJAM e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve essa decisão.

    há 11 anos

    O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri condenou nesta quarta-feira (08), Jhefferson Kennedy da Silva a 11 anos e três meses de reclusão, pelo crime de homicídio simples contra o técnico de som Mário Jorge Alves Amâncio. A sentença foi lida por volta das 20h pelo juiz de Direito Anésio Rocha, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus.

    O crime aconteceu no dia 22 de outubro de 2007, na feira agropecuária, em Manaus. Jhefferson Kennedy foi julgado em outubro de 2009 e absolvido. A família da vítima, na época, entrou com recurso, pedindo o cancelamento o Júri e a substituição do promotor de Justiça que conduzia o caso. Na análise do recurso, os desembargadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) decidiram, por unanimidade de votos, anular o julgamento. A defesa do réu ingressou com recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), cuja relatoria foi da ministra Maria Thereza de Assis Moura. No acórdão publicado em 04 de setembro de 2012, os ministros da 6ª turma do STJ negaram provimento ao Agravo Regimental, por unanimidade de votos, mantendo a anulação.

    Depois do resultado do julgamento do processo de nº 0359210-74.2007.8.04.0001, realizado nesta quarta-feira, a defesa já informou que vai recorrer da sentença. O réu vai aguardar a análise do recurso em liberdade.

    O Júri foi presidido pelo juiz Anésio Rocha Pinheiro, enquanto que o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE) foi representado pelos promotores de Justiça Fábio Monteiro e Edinaldo Medeiros.

    Duas testemunhas pelo MP foram arroladas para serem ouvidas durante o julgamento. Um delas foi o coronel da Polícia Militar do Amazonas, Eliézio Almeida da Silva. A defesa apresentou três testemunhas.

    Entenda o caso

    Em 2007, de acordo com os autos, Jhefferson Kennedy da Silva estava na Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), acompanhado de terceiros. Por volta das 02h, Jhefferson efetuou vários disparos com uma arma de fogo e acabou acertando Mário Jorge Amâncio, que trabalhava no local e acabou morrendo, conforme denúncia do Ministério Público.

    Jhefferson é pernambucano e nasceu em setembro de 1981. O processo tem cinco volumes. A denúncia foi oferecida, inicialmente, pelo atual procurador geral de Justiça, Francisco Cruz, à época, promotor de Justiça do caso. Ele deixou o processo após promoção.

    Ao longo do processo, algumas testemunhas denunciaram ao Ministério Público que estavam recebendo ameaças, informações que foram lançadas nos autos.

    Carlos Eduardo Souza

    Edição: Acyane do Valle

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juri-condena-reu-que-teve-julgamento-anulado-pelo-tjam-e-stj/100503869

    Informações relacionadas

    Thomás Brito, Promotor de Justiça
    Artigoshá 2 anos

    A absolvição pelo Tribunal do Júri e a possibilidade de recurso

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)