Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do TJAM acompanha destruição de 826 armas de fogo

    A medida faz parte do Programa de Guarda e Rastreabilidade de Armas de Fogo (Desarm), lançado nesta semana pelo órgão

    há 11 anos

    Oitocentas e vinte e seis armas de fogo foram destruídas na manhã desta quarta-feira (17), em Manaus. A ação foi acompanhada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, e também pelo delegado da Polícia Federal do Amazonas Josafá Batista Reis.

    As armas faziam parte de processos de diversas Varas das Comarcas do Amazonas. A proposta é tirá-las de circulação para que não retornem à criminalidade. Entre as incineradas nesta quarta estavam 14 rifles, 162 espingardas, 302 revólveres, 30 pistolas e 318 armas de fabricação caseira.

    Desde 2011 que o Tribunal de Justiça do Amazonas vem desenvolvendo ações de destruição das armas e desde então já foram incineradas 3.058 unidades: 1.527 em 2011, 705 em 2012 e 826 nesta quarta-feira. A ação desta quarta-feira foi a primeira de 2013 e com o lançamento do Programa de Guarda e Rastreabilidade de Armas de Fogo (Desarm), realizado no último dia 16 pelo TJAM, a destruição das armas passa a integrar as ações do programa.

    O presidente do TJAM, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, acompanhou todo o processo. "Estamos incinerando 826 armas. Esta é uma grande ação porque são retiradas das mãos dos criminosos armas que poderiam tirar vidas humanas", comentou.

    Ainda segundo o desembargador, a ação comprova que o programa não está preocupado apenas com a boa prestação jurisdicional, mas também com a existência de um material altamente prejudicial ao ser humano.

    As armas foram separadas em lotes e conferidas, uma a uma, antes de passarem por dois processos: destruição e incineração. No processo de destruição, elas são colocadas em um equipamento de prensa hidráulica, tornando-se inutilizadas. Posteriormente, são encaminhadas para o lugar onde sofrem uma combustão, com uso do material Thermita (mistura de óxido metálico com óxido de alumínio).

    Giselle Campello

    Edição: Acyane do Valle

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações76
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tjam-acompanha-destruicao-de-826-armas-de-fogo/100461992

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)