Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário discute as perspectivas dos Juizados Especiais no País

    O coordenador dos Juizados Especiais do Amazonas, Moacir Batista, representou o Tribunal de Justiça do Amazonas no evento.

    há 11 anos

    A uniformização dos Juizados Especiais Estaduais e a proposta de regulamentação de Juízes Leigos foram alguns temas discutidos durante o seminário "Juizados Especiais: Diagnósticos e Perspectivas", realizado recentemente em Brasília.

    O coordenador dos Juizados Especiais, Moacir Batista, representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no evento. Ele explica que o seminário teve como objetivo discutir propostas e melhorias para os Juizados Especiais do País. Na sua opinião, um dos temas de extrema importância para o Judiciário foi a proposta de regulamentação dos juízes leigos - advogados com experiência para atuar nos Juizados Especiais - dando reforços para os juízes titulares. "Chegou-se a conclusão que há uma necessidade muito grande de implementar e criar este cargo de juiz leigo, existem em alguns tribunais do Brasil e tem sido uma experiência proveitosa. Então discutimos a resolução que o CNJ está fazendo para regulamentar a situação do juiz leigo, no sentido de como será feita a remuneração deste juiz, carga horária e quanto tempo ele ficará sendo contratado pelos tribunais", comentou o juiz.

    Além disso, foi discutida a criação de Juizados Especiais da Fazenda Pública Estadual e Municipal em todo o País. Segundo o coordenador, ainda não há no Amazonas, mas é de extrema necessidade. "Foi discutido a necessidade de se criar esse Juizado, nós, juízes, mesmo assim ainda enfrentaremos uma barreira grande. Tanto os procuradores estaduais e municipais estão indo para as audiências dizendo que não é possível fazer acordo, alegando que o direito estadual e municipal é indisponível, então muitos juízes de outros Estados estão tendo a necessidade de levar o processo até o final para poder sentenciar e isso vai contra a sistemática dos Juizados Especiais que é a informalidade, a celeridade", acrescentou o juiz.

    Outros temas debatidos durante o seminário foram: "Os Juizados e a Defesa do Consumidor", que teve como palestrante Juliana Pereira, secretária nacional do Consumidor (Senacon), "Conciliação nos Juizados", palestra do ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, e "Juizados Especiais Cíveis e Federais – Diagnóstico", que teve como palestrante Alexandre dos Santos Cunha, do Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea).

    Deborah Azevedo

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-discute-as-perspectivas-dos-juizados-especiais-no-pais/100448240

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)