Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Magistrado do TJAM fala de segurança ambiental em seminário sobre Copa do Mundo 2014

    A palestra faz parte do projeto do Governo do Estado com foco no turismo e Copa do Mundo, desenvolvido pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur).

    há 11 anos

    O respeito às leis ambientais e a prevenção de doenças causadas pelo transporte irregular de seres vivos foram abordados pelo juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), Adalberto Carim Antonio, nesta quinta-feira (21), durante o I Seminário Internacional sobre Segurança do Turista na Copa 2014.

    O evento é organizado pelo Governo do Estado do Amazonas e reúne até esta sexta-feira (22) autoridades e especialistas que irão falar sobre temas da área, no Auditório Floriano Pacheco, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. O objetivo é elaborar uma carta de compromisso das cidades-sede da Copa do Mundo Fifa-2014, para fortalecer a imagem positiva do Brasil e o sucesso do campeonato.

    Na sua palestra sobre segurança ambiental, tema abordado também promotor de Justiça Agnelo Balbi, o juiz Adalberto Carim falou sobre a legislação brasileira, disse que "a Constituição Federal tem todo um arrimo dedicado à questão ambiental" e que Poder Público, iniciativa privada e sociedade devem trabalhar unidos buscando a prevenção de crimes ambientais, "que funciona mais que qualquer coisa", na sua avaliação.

    Segundo o magistrado, a ideia é conscientizar os visitantes sobre a necessidade de respeitar a legislação ambiental vigente no Brasil. "Os turistas podem observar, fotografar, mas não podem recolher plantas ou animais da natureza", esclarece.

    Além dos crimes, outra questão importante diz respeito à segurança ambiental. "Pelo transporte irregular de seres vivos, os turistas levam micro-organismos para lugares onde não há prevenção natural e causam a transmissão de doenças, tanto para cá, quanto para os países de origem", alerta Carim.

    Demais temas do seminário tratam da preparação para a segurança e defesa civil na Copa do Mundo em Manaus, reestruturação de segurança das redes hoteleiras, enfrentamento ao tráfico de pessoas durante grandes eventos, serviço de atenção ao turista, proteção de expatriados e turistas executivos, além da experiência da Espanha no Programa Policial Espanhol de Atenção ao Turista Estrangeiro, com o Plano Turismo Seguro.

    Patricia Ruon Stachon

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/magistrado-do-tjam-fala-de-seguranca-ambiental-em-seminario-sobre-copa-do-mundo-2014/100409583

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)