Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

TV Justiça destaca ações ambientais do TJAM em documentário

A equipe de jornalistas esteve em Manaus esta semana, realizando as filmagens e entrevistas que serão exibidas no documentário da TV Justiça.

há 11 anos

Uma equipe da TV Justiça, canal de televisão do Poder Judiciário brasileiro e administrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), esteve em Manaus esta semana, produzindo um documentário sobre as ações da Justiça do Amazonas relacionadas ao meio ambiente.

Desde o início da gestão Ari Moutinho, vários projetos foram desenvolvidos com a temática ambiental como, por exemplo, as ações que incentivam os colaboradores a dar um destino ecologicamente correto às garrafas PET e o óleo de cozinha usado, além do reaproveitamento do óleo lubrificante utilizado pela frota de veículos do órgão. Dentro da sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) existem pontos de coleta do óleo de cozinha que será reaproveitado pelas fábricas de sabão em barra instaladas em Manaus, e até uma máquina que realiza a trituração das garrafas plásticas visando a reciclagem desse material.

Durante a entrevista aos jornalistas da TV Justiça, o presidente do Tribunal, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, destacou que a instituição está sendo um exemplo para outros órgãos públicos em relação à adoção de medidas que estimulam a destinação ambientalmente correta de determinados resíduos.

O juiz auxiliar da Presidência e titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), Adalberyo Carim Antonio, que participa diretamente do desenvolvimento das ações ambientais do Tribunal, também foi entrevistado para o documentário.

Programa de Eficiência Energética

Os jornalistas também fizeram reportagens no Fórum Ministro Henoch Reis, que funciona no bairro São Francisco, Zona Centro-Sul de Manaus. Eles conheceram o Programa de Eficiência Energética, desenvolvido em parceria com a Eletrobras Amazonas Energia, e que consistiu na troca de lâmpadas por LED, o que já gerou uma economia de 30% na conta de energia elétrica do fórum no mês passado.

Em seguida, a equipe da TV Justiça visitou o Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no Manauara Shopping, um importante polo difusor da educação ambiental, compartilhando com órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente e Organizações Não-Governamentais (ONGs), a tarefa de trabalhar com práticas de sustentabilidade apresentadas em palestras conservacionistas, exposições, workshops, oficinas de reciclagem e reaproveitamento de plásticos, vidros, madeira, distribuição de mudas, adoção de animais, dentre outros assuntos. "Essa é uma forma de estimular a ecocidadania, por meio de políticas públicas voltadas para o meio ambiente", disse Adalberto Carim Antonio.

As reportagens foram encerradas no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), do Exército brasileiro, onde funciona a sala de educação ambiental para deficientes visuais coordenada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias.

Segundo o diretor do documentário, o programa deve ser exibido ainda neste 1º semestre, em nível nacional. "É gratificante poder ajudar o Brasil a descobrir um pouco do que o PoderJudiciário do Amazonas realiza", destacou Frederico.

A TV Justiça começou suas transmissões em 11 de agosto de 2002. A programação da emissora é destinada a transmissões de julgamentos, telejornais, debates, filmes, programas didáticos e outros serviços essenciais à Justiça. Por meio das operadoras de TV a cabo é possível acompanhar a programação da TV Justiça em todo o Brasil (SKY canal 117, Claro TV, canal 120 e DirecTV, canal 209). Pela operadora NET, o canal muda de Estado para Estado e no site da TV Justiça há um link com informação da sintonia em cada um deles.

É possível acessá-la também pela Internet, diretamente através da página mantida pelo Supremo Tribunal Federal para o canal, além de muitos de seus programas serem disponibilizados no YouTube, como é o caso do Saber Direito. No Distrito Federal, a TV Justiça está em canal aberto. É no canal 53 UHF. Há também a transmissão digital experimental no canal 52 UHF.

Fábio Melo

Edição: Acyane do Valle

DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

Telefones

TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

Telefones

Corregedoria: (092) 2129-6672

Telefones

Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

  • Publicações2975
  • Seguidores143
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações100
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tv-justica-destaca-acoes-ambientais-do-tjam-em-documentario/100404423

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)