Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juíza do TJAM será homenageada com título de Cidadã do Município de Nhamundá (AM)

    A magistrada coordenou diversas ações em prol da população de Nhamundá, no interior do Amazonas.

    há 11 anos

    A juíza de Direito Vanessa Leite, titular da Comarca de Nhamundá (distante 375 quilômetros de Manaus), irá receber na próxima segunda-feira, dia 11, o título de "Cidadã de Nhamundá" pelos relevantes serviços prestados ao município e sua população. A solenidade está marcada para 09h, na sede da Câmara Municipal.

    De acordo com o presidente da Câmara, vereador Neto Carvalho (PTN), o título é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela magistrada no município. "Esta homenagem foi proposta devido ao grande desempenho da juíza no Judiciário de Nhamundá, além de sua colaboração na construção de uma ponte entre duas comunidades, que facilitou o transporte da população no período da cheia. Ela também propôs a campanha" Eu amo Nhamundá ", com recursos próprios, e distribuiu cerca de 400 camisas com o nome da campanha, onde os estudantes podiam ganhá-las participando com poesias e redações", destacou o parlamentar.

    A juíza também aproximou o Judiciário da comunidade por meio da participação na rádio comunitária do município, ao tratar de temas como a Lei Maria da Penha e questões da área de Família, a fim de esclarecer a população sobre seus direitos. "Com a participação no programa, a população passou a procurar a Comarca para tentar resolver as suas pendências na Justiça", explicou Vanessa Leite. Ela acrescentou que estava feliz e honrada com a homenagem dos vereadores.

    A magistrada foi aprovada no concurso de provas e títulos do TJAM no ano de 2003, para o cargo de juíza substituta de carreira e tomou posse em março de 2004, sendo titularizada na Comarca de Japurá, onde permaneceu por três anos. Em agosto de 2007, foi removida para a Comarca de Nhamundá, pelo critério de antiguidade.

    Além disso, a juíza já respondeu pelas comarcas de Parintins, Anori, Iranduba e Itacoatiara. Na capital, respondeu cumulativamente pelos 4º e 5º Juizados Especiais Cíveis, Juizado de Infância e Juventude (Cível e Infracional), 15º JE Criminal, Vara "Maria da Penha", Vara de Entorpecentes, 4ª Vara Criminal, 3ª Vara Criminal, 8ª Vara Criminal, 2º Tribunal do Júri, 6º e 8º Juizados Especiais Cíveis, entre outros. Na magistratura, fez pós-graduação em Direito Eleitoral pela UEA.

    Nhamundá

    O município de Nhamundá ocupa uma área de 14 105,619 km² e sua população, contada pelo IBGE em 2010, era de 18 502 habitantes, sendo assim o trigésimo quinto município mais populoso do Estado do Amazonas e o quarto de sua microrregião, conforme sites oficiais.

    O nome do município origina-se do rio Nhamundá, que banha a região. Foi neste rio que, em 1541, deu-se o encontro de Francisco Orellana e seus homens com as mulheres guerreiras amazônidas, a quem o espanhol denominou "Amazonas". Essas guerreiras eram conhecidas pelos índios pela denominação de "Icamiabas", que significa "mulheres sem marido".

    Deborah Azevedo

    Edição: Acyane do Valle

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações244
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-do-tjam-sera-homenageada-com-titulo-de-cidada-do-municipio-de-nhamunda-am/100380601

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)