Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Amazonas já tem quatro comarcas totalmente virtualizadas

    Além de Envira e Presidente Figueiredo, Guajará e Manaquiri, no interior do Amazonas, já terminaram a digitalização de processos físicos.

    há 11 anos

    Mais duas Comarcas do interior do Amazonas passaram a ter seu acervo de processos judiciais 100% digitalizado em fevereiro: Guajará, com 498 processos, e Manaquiri, com 446. Agora, são quatro Comarcas totalmente virtualizadas; antes foram Envira, a primeira do País, e Presidente Figueiredo, que funcionam com o sistema Projudi (Processo Judicial Digital), adaptado do sistema do Judiciário paranaense.

    O principal benefício da virtualização é a celeridade na tramitação dos processos, pois permite aos magistrados e as partes envolvidas que tenham acesso às ações onde estiverem.

    Outras duas comarcas estão próximas da virtualização total: Silves, com 97,5% do acervo (546 virtuais e 14 físicos, ainda a serem digitalizados) e Careiro da Várzea, com 94,3% (576 virtuais e 35 físicos). A estimativa é de que o acervo deve ser completamente digitalizado dentro de dez dias, por equipes que variam de acordo com os recursos da comarca, volume de processos e estrutura.

    O trabalho segue uma rotina estabelecida: uma parte da equipe "desmetaliza" o processo (retira os grampos, colchetes, clipes e prepara as páginas para a digitalização) e outra digitaliza o bloco preparado anteriormente, inserindo as peças no sistema e repassando para outra que monta o processo físico novamente.

    Segundo a equipe da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJAM, a implantação do sistema Projudi ocorreu após tentar algumas estratégias para levar o processo digital ao interior do Estado, porém, em razão das peculiaridades, tanto geográficas, quanto de infraestrutura de rede, elétrica e cobertura de internet, as mesmas não surtiram o efeito esperado.

    Depois que o Tribunal de Justiça do Paraná cedeu o sistema, em 30 dias a equipe local fez as adaptações e passou a utilizá-lo na comarca de Presidente Figueiredo como um projeto-piloto. Com o sucesso do projeto a implantação foi estendida para as demais comarcas, sendo instalado em outras 17 comarcas.

    A previsão é que em outubro deste ano o Projudi esteja implantado em todas as comarcas do interior do Amazonas.

    Patrícia Ruon Stachon

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações305
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/amazonas-ja-tem-quatro-comarcas-totalmente-virtualizadas/100367599

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)