Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    2º Juizado da Violência Contra a Mulher funcionará no Educandos em março

    A antiga "Vara Maria da Penha" foi transformada, em dezembro do ano passado, em 1º e 2º Juizados Especiais de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

    há 11 anos

    As mulheres vítimas de violência estão prestes a ganhar um novo aliado no combate a esse tipo de crime em Manaus. Foi confirmada nesta semana, durante reunião na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que o 2º Juizado Especial da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher vai funcionar a partir da segunda quinzena de março, no bairro de Educandos, Zona Sul da capital.

    No último dia 21, o TJAM e o Governo do Amazonas assinaram um termo de parceria para a implantação do 2º Juizado no Centro de Referência Especializado de Atenção a Mulher (Cream), localizado na avenida Presidente Kennedy, nº 399, bairro Educandos, Zona Sul de Manaus. A parceria entre os Poderes Judiciário e Executivo estadual, através da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), vai facilitar o atendimento das mulheres que precisam de serviço psicológico, social e proteção jurídica. "Para nós, da área da Assistência Social, será um ganho muito grande, pois estaremos atuando com o Judiciário, no mesmo local, atendendo as mulheres vítimas de violência", afirmou a secretária estadual de Assistência Social Regina Fernandes.

    A Seas vai ceder e mobiliar o espaço físico, além de capacitar técnicos das áreas do Serviço Social e Psicologia para compor a equipe multidisciplinar que prestará atendimento às mulheres que procurarem o Juizado. De acordo com a secretária Regina Fernandes, o investimento do Estado será de R$ 200 mil.

    Atualmente, 16 mil processos de violência contra a mulher tramitam no Juizado de Violência contra a Mulher, que era mais conhecida como "Vara Maria da Penha", e funciona no prédio do Fórum Desembargador Azarias Menescal de Vasconcellos, na avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da cidade. A instalação do 2º Juizado deverá possibilitar mais rapidez nas ações do Judiciário, principalmente em relação às medidas protetivas.

    Segundo a coordenadora dos Juizados de Violência contra a Mulher, desembargadora Socorro Guedes, esse era um anseio antigo. "Tínhamos apenas uma Vara especializada nessa área e em dezembro de 2012 foi transformada em 1º e 2º Juizados. Agora, com a instalação do 2º Juizado, ficará mais fácil para as pessoas terem acesso à Justiça e também para o juiz, que poderá atender com maior rapidez", informou a desembargadora.

    "A situação econômica dificultava o acesso à antiga Vara Maria da Penha. Muitas mulheres que moram em outras zonas da cidade tinham dificuldade de conseguir transporte e, em algumas situações, até desistiam do processo. Com o Juizado funcionando em outra área da cidade, fica mais fácil de receber atendimento", afirmou o juiz titular do 1º Juizado, Celso Antunes da Silveira Filho, que participou da reunião onde foi firmada parceria para a instalação do 2º Juizado.

    A criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar figura entre as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visando a implementação integral da Lei 11.340/2006.

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações678
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2-juizado-da-violencia-contra-a-mulher-funcionara-no-educandos-em-marco/100357070

    Informações relacionadas

    Fernando Camilo Ramalho, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    (Modelo) Obrigação de fazer c/c danos morais e c/c pedido liminar

    [Modelo] Ação de reparação em danos morais e materiais, baseado na Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)