Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz determina que Prefeitura de Manaus inicie obras de manutenção das pontes de São Jorge

    O magistrado também estipulou uma multa diária de R$ 1 mil caso as obras não sejam inciadas no prazo determinado pela Justiça.

    há 11 anos

    O juiz Cezar Luiz Bandiera, da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), julgou procedente o pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e deu um prazo de 90 dias para a Prefeitura de Manaus fazer obras de reparo e manutenção nas pontes sobre o igarapé do Mindu, no bairro São Jorge, Zona Oeste da capital. As pontes estão localizadas na rua Arthur Bernardes e avenida São Jorge, respectivamente.

    O magistrado também estipulou uma multa diária de R$ 1 mil caso as obras não sejam iniciadas no prazo determinado pela Justiça.

    A Ação Civil Pública foi interposta pelo Ministério Público Estadual em 2010, por meio da 62ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística, com base nos artigos 129, III, da Constituição Federal, 81, 82, I e III, 91 e 92 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), e 1º, IV, e 21 da Lei 7.345/85 (Lei de Ação Civil Pública).

    O juiz levou em consideração o conjunto das provas anexadas ao processo, onde há depoimentos em audiências, inspeção judicial, relatórios de vistoria e fotografias. Na decisão, Bandiera afirma que, mesmo o Município de Manaus sabendo dos problemas de estrutura das pontes do São Jorge não tomou as devidas providências, ao ponto de colocar em risco a vida das pessoas que delas se utilizam.

    Na ação, o Ministério Público "constatou manifestações patológicas" que necessitariam ser corrigidas nas duas pontes do bairro São Jorge. Na perícia, o MP verificou uma erosão causada pelas enxurradas e o acúmulo de lixo na estrutura das duas pontes. Sugeriu que fosse construído um muro de arrimo e que o lixo acumulado no local fosse removido.

    Segundo o Ministério Público, em 2002 e 2003, foi feita uma obra de contensão na cabeceira da ponte no sentido Centro/bairro, inclusive com a plantação de grama no local para evitar a erosão, mas as falhas na estrutura da ponte não foram corrigidas, sendo visíveis na ponte, na direção Centro/Bairro, rachaduras no pano de laje e vigamento, de acordo com o processo, onde as ferragens estão à mostra e em processo de oxidação, assim como o deslocamento do revestimento (reboco), que deixa as ferragens desprotegidas.

    Ainda de acordo com o processo, o órgão ministerial acrescenta que é possível "verificar a contumácia do Município de Manaus em não efetivar as obras necessárias, a reforma e a manutenção da Ponte do São Jorge, por onde trafegam veículos e passam milhares de pessoas todos os dias". O MP também alerta para a falta de segurança dos moradores do entorno.

    Carlos Eduardo Souza

    Divisão de Divulgação do TJAM

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-determina-que-prefeitura-de-manaus-inicie-obras-de-manutencao-das-pontes-de-sao-jorge/100352097

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)