Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça assegura matrícula na UEA para alunos que não concluíram Ensino Médio

    Três alunos do Colégio Militar de Manaus, conseguiram na Justiça, esta semana, o direito de efetuarem a matrícula em cursos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mesmo sem terem concluído o Ensino Médio.

    há 11 anos

    Nos três casos, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual da Comarca de Manaus, Rosselberto Himenses, condicionou a matrícula definitiva à apresentação do certificado do Ensino Médio após aprovação no exame de Avanço Escolar, a ser oferecido pelo Colégio Militar até 31/07/2013. "Advirto, desde logo, que, caso o impetrante não logre aprovação na dita avaliação ou, caso o Colégio Militar, a seu critério, não realize, a presente medida urgencial estará cassada, não havendo que se falar, futuramente, para sua permanência nos bancos da faculdade, pois não preenchido um dos requisitos legais para o acesso ao Ensino Superior, qual seja, a necessária conclusão do Ensino Médio", sustentou o juiz em seu despacho.

    G. M. L., de 16 anos, passou para Medicina na UEA. O adolescente já vinha fazendo cursinho preparatório há dois anos, visando a realização do sonho. "Foi o curso que mais me identifiquei. Mesmo não tendo nenhum médico na família, eu estudei bastante e acredito que tenho condições de ser um bom médico", afirmou o rapaz.

    A advogada Fabrícia Arruda que também é tia do adolescente, afirma que a família está engajada em unir esforços para garantir que o garoto entre na faculdade."Ele sempre foi um menino a frente do seu tempo, estudioso, com boas notas e, independente da idade, vai mostrar que é capaz de vencer mais esse desafio".

    Ainda segundo o juiz Rosselberto Himenses, nesta época do ano, por conta dos inúmeros vestibulares realizados na capital, há aumento na demanda de mandados de segurança e ações cautelares solicitando o direito do aluno de fazer a matrícula provisória na universidade para não perder a vaga e depois apresentar a complementação do curso.

    No ano passado, as Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas analisaram outros dois casos semelhantes. Em um deles, os desembargadores votaram, por unanimidade, a favor dos alunos e em consonância com o parecer do Ministério Público. Na época, a sessão foi presidida pelo desembargador Luiz Wilson Barroso e o processo (agravo de instrumento nº teve como relatora a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis.

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações425
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-assegura-matricula-na-uea-para-alunos-que-nao-concluiram-ensino-medio/100300591

    Informações relacionadas

    VALTER DE MOURA Advocacia , Advogado
    Modeloshá 9 anos

    Mandado de Segurança - Vestibular - Medida Liminar para matrícula sem conclusão do Ensino Médio

    Recurso - TJAM - Ação Obrigação de Fazer / não Fazer - Procedimento Comum Cível - contra Universidade do Estado do Amazonas - UEA

    Tribunal de Justiça do Amazonas
    Notíciashá 12 anos

    Alunos garantem direito à matrícula na UEA mesmo sem concluir Ensino Médio

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)