Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em cada dez processos de crimes comuns, nove são de furto/roubo de celular

    Dicas de segurança para quem vai às compras de Natal: De acordo com o juiz de Direito Titular da 8ª Vara Criminal, Carlos Zamith, em cada dez processos relacionados a crimes comuns, nove são de furto/roubo de aparelhos de telefone celular.

    há 11 anos

    Com a proximidade das festas de final de ano e o incremento nas vendas do comércio visando o Natal, o número de roubos e furtos também aumenta. Um dos objetos mais cobiçados pelos ladrões é o telefone celular. De acordo com o juiz titular da 8ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Carlos Zamith, em cada dez processos envolvendo crimes comuns, nove envolvem roubo/furto de celulares.

    "Antigamente, os cordões eram os objetos preferidos dos ladrões. Hoje, são os telefones celulares porque são uma boa moeda de troca para a compra de drogas. O celular fica muito exposto e as pessoas não tomam cuidado, o que facilita o roubo/furto", afirmou o juiz.

    Além da área central de Manaus, que recebe uma grande quantidade de pessoas nesta época do ano, as principais vias de bairros populosos como Alvorada, Compensa, Cidade Nova e Grande Circular, também viram alvos dos assaltantes, em função da grande procura de consumidores para as compras de Natal.

    A Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) divulga algumas dicas importantes para evitar o furto/roubo de celular, dinheiro e outros itens pessoais nesse período de festas.

    A primeira delas é evitar andar com grandes quantias em dinheiro na bolsa ou no bolso. Apesar de ser uma recomendação habitual, sobretudo nesta época do ano, ainda existem pessoas que não tomam as devidas precauções em relação ao assunto. O ideal é efetuar os pagamentos de contas e compras no Cartão de Débito (cartões de crédito podem ser clonados com facilidade).

    No caso da bolsa, esta deve estar sempre à frente do corpo, nunca ao lado e nem na costa. O cidadão deve evitar a exposição de objetos de valor durante as compras de final de ano, incluindo os itens que estão dentro da bolsa, pasta ou mochila como eletrônicos, carteiras e dinheiro. Quando for fazer as compras, evitar usar cordões, pulseiras e relógios chamativos.

    De acordo com a Assistência Militar do TJAM, o melhor mesmo é não andar com excesso de volume em áreas de muito movimento. É interessante frisar que lugares abertos possuem diversas rotas de fuga, favorecendo os ladrões, por isso, é bom verificar qual loja irá se dirigir e se a área de estacionamento fica próxima. E a regra básica, citada por todos os órgãos de Segurança, nunca estacionar o veículo em locais de pouco movimento.

    Mas não é somente ao fazer compras que o cidadão está sujeito aos roubos. Quem viaja de férias deve tomar uma série de cuidados para evitar um surpresas desagradáveis durante a viagem ou no retorno das férias. Entre os cuidados recomendados, o cidadão deve evitar deixar sua residência sozinha. "Peça a alguém de sua confiança que durma no local ou que, vez ou outra, compareça para acender e desligar as luzes. Quando for viajar, sempre que possível, informe ao seu vizinho e deixe um número de telefone fixo ou celular para contato, em casos de emergência. É importante tirar das tomadas todo os aparelhos eletrônicos e os eletrodomésticos", conforme recomendação os oficiais da Assistência Militar do TJAM.

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações350
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-cada-dez-processos-de-crimes-comuns-nove-sao-de-furto-roubo-de-celular/100235554

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)