Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJAM participa de homenagem ao centenário do Nacional

    O Nacional Futebol Clube foi o primeiro clube da Região Norte a disputar a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, em 1972, ao lado do Clube do Remo do Pará, e é a equipe amazonense que mais disputou o Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão. Na homenagem, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foi representado pelo juiz de Direito Luiz Cláudio Chaves, da 4ª Vara da Família e Sucessões.

    há 11 anos

    O centenário do Nacional Futebol Clube, o primeiro clube da Região Norte a disputar a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, em 1972, foi homenageado nesta quinta-feira (06) por parlamentares e convidados durante solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em Manaus.

    Além de torcedores e ex-atletas do "Leão da Vila Municipal", como é conhecido o time, a solenidade teve a participação do governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), que recebeu uma placa por ter sido ex-presidente do Nacional. Também foram homenageados o presidente do time, o vereador Luiz Mitoso (PSD), os ex-presidentes Manoel do Carmo Chaves Neto e Evandro Farias, o ex-jogador Fausto Souza (PSD), que preside a Comissão de Esporte da Aleam, além do atleta Robson Ferreira da Silva Garanha.

    Para o juiz de Direito Luiz Cláudio Cabral Chaves, que representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na cerimônia, disse que falar do Nacional é um momento ímpar. "A estrela azul do time fez azul o meu coração, do qual fui atleta desde pequeno. É um dia especial para rememorarmos tudo isso", comentou.

    A solenidade, dirigida pelo presidente da Casa, Ricardo Nicolau (PSD), foi proposta pelos deputados estaduais Marcos Rotta (PMDB) - que relembrou a história de um dos clubes de futebol mais tradicionais do Amazonas -, e Tony Medeiros (PSL).

    Nos cem anos de existência do Nacional Futebol Clube, que serão completados no dia 13 de janeiro de 2013, o time foi o que mais disputou o campeonato estadual com 86 participações, e também o maior vencedor, com 40 títulos. A equipe amazonense já esteve na Série A do Brasileiro em quatro oportunidades.

    O governador Omar Aziz, que é nacionalino, destacou o fato da Aleam reconhecer a importância do Nacional para o Amazonas, ressaltando que "não é qualquer time no Brasil que completa cem anos, dos quais 41 campeonatos", afirmou. "Espero que, no próximo ano, o Nacional esteja disputando na Série C, indo para a B em 2014", acrescentou, informando que a Arena da Amazônia, onde acontecerão os jogos da Copa do Mundo de 2014, será inaugurada em dezembro de 2013.

    Na opinião de Manoel do Carmo Chaves Neto, que ficou na presidência do Nacional por oito anos e atuou mais quatro como assessor da presidência do time, o futebol amazonense está hoje na dependência da Arena da Amazônia e que é preciso planejar atividades constantes durante o ano inteiro. "Isso é possível fazer. No passado, fazíamos no estádio Vivaldo Lima, que sediou jogos de várias equipes do País como do Flamengo, Vasco, além de clubes internacionais", afirmou Maneca que também foi atleta do Nacional, conquistando vários títulos.

    O presidente do clube, Luiz Mitoso, considerou uma belíssima homenagem, por se tratar de um time que completa cem anos com uma história importante para o esporte amazonense. "Em 11 de janeiro de 1913, 11 garotos se juntaram, formaram um time e a partir daí foram acumulados 41 títulos estaduais, uma marca invejável, que poucos clubes alcançaram no futebol", mencionou, agradecendo a Casa pelo reconhecimento e a torcida por ter acompanhado a trajetória do time nos cem anos de existência.

    Trajetória do time

    O Nacional Futebol Clube foi o primeiro clube da Região Norte a disputar a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, em 1972 ao lado do Clube do Remo do Pará, e é a equipe amazonense que mais disputou o Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, disputando um total de 14 edições da competição, sendo que sua última participação no torneio foi em 1986, sendo o único de quatro clubes da Região Norte a chegar a segunda fase daquele ano.

    Com informações da Assessoria de Comunicação da Aleam

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjam-participa-de-homenagem-ao-centenario-do-nacional/100228667

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)