Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei que revoga concessão de terreno à Rádio de Itacoatiara é julgada inconstitucional

    A decisão do Pleno, em sessão realizada nesta terça-feira (27), foi unânime. A doação do terreno à rádio ocorreu há mais de 30 anos.

    há 11 anos

    Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas, durante sessão do Pleno ocorrida nesta terça (27), julgaram inconstitucional a Lei Municipal nº 187, de 24 de maio de 2011, promulgada pela Câmara de Vereadores de Itacoatiara, que revogava a concessão de um terreno à Rádio Difusora de Itacoatiara (prevista na Lei nº 39/1980).

    A decisão foi unânime, conforme voto do relator, desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, contrário ao parecer do Ministério Público.

    A Prefeitura de Itacoatiara propôs a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), processo de nº 2011.003758-2, depois que o prefeito do município vetou a lei questionada, argumentando que a mesma "afronta o direito adquirido e o ato jurídico perfeito". Afirma ainda que a Câmara a promulgou posteriormente, o que invadiu competência do Executivo, conforme art. 16, da Lei Orgânica do Município de Itacoatiara, onde cabe ao prefeito a administração dos bens públicos. "Portanto, a Lei Municipal nº 187/2011, além de ter vício de iniciativa, contraria o art. e inciso XXXVI, do art. , da Constituição federal; o art. 14 da Constituição Estadual e o art. 10 da Lei Orgânica do Município de Itacoatiara", conforme trecho do relatório.

    A Procuradoria Geral do Estado e o Ministério Público se manifestaram, preliminarmente, pela extinção do processo sem resolução do mérito, sob alegação de falta de legitimidade e, no mérito, solicitaram a improcedência do pedido inicial.

    A Rádio Difusora de Itacoatiara, em sua petição, acrescentou o argumento de que a lei contraria o direito à propriedade e que a doação do terreno é irrevogável,"pois foi cumprida a condição da doação, qual seja, a construção da torre de transmissão no prazo de 180 dias", segundo trecho do relatório.

    O relator afirma, em seu voto, que"a revogação praticada pela Câmara Municipal de Itacoatiara é inexequível, tendo em vista o prazo prescricional de 20 anos nos termos do art. 177 do Código Civil de 1916". A doação do terreno à rádio ocorreu há mais de 30 anos, para construir uma torre de transmissão no prazo de 180 dias, condição que foi cumprida.

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações112
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-revoga-concessao-de-terreno-a-radio-de-itacoatiara-e-julgada-inconstitucional/100209020

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)