Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estudos mostram atividades do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça do AM

    Estudos sobre os processos de regulamentação de visitas e de guarda do Núcleo de Conciliação das Varas de Família (NCVF), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), foram apresentados, recentemente, durante a realização do I Seminário Internacional de Questões Socioambientais e Sustentabilidade na Amazônia, realizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus.

    há 12 anos

    Os trabalhos são das assistentes sociais Alinne Souza e Mirna Beleza, que fizeram estágio supervisionado no NCVF desde 2009 e, a partir dessa experiência, desenvolveram suas monografias e artigos científicos. O resultado dos estudos foi exposto oralmente, dentro do eixo temático "Questão social, movimentos sociais e cidadania". Os participantes também receberam um CD com as informações.Segundo Mirna, autora do artigo "A atuação da equipe interdisciplinar em meio aos processos judiciais de disputa de guarda no Núcleo de Conciliação das Varas de Família", o momento foi importante pela oportunidade de divulgar o trabalho do núcleo, que busca garantir a convivência familiar da criança e do adolescente, independente da guarda. No estudo, ela relata os procedimentos adotados pelo grupo, formado por profissionais de Direito, psicólogos e assistentes sociais, com uma avaliação dos usuários do serviço, que chega a ser 82% positiva (bom e ótimo).

    Já Alinne Souza aborda o fortalecimento dos vínculos familiares durante as visitas entre os que não detêm a guarda do filho, com pesquisa realizada depois dos acordos firmados entre pai e mãe. "Independentemente da relação pai e mãe terminar, a relação com os filhos deve continuar, para que eles não percam os referenciais parentais", destaca a assistente social, autora do artigo "Regulamentação de visitas e fortalecimento dos vínculos familiares: uma leitura a partir do Núcleo de Conciliação das Varas de Família".

    Divisão de Divulgação do Tribunal de Justiça do Amazonas

    (92) 3303.5209/5210 - Fórum Ministro Henoch Reis

    (92) 2129-6771/6772

    www.tjam.jus.br

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudos-mostram-atividades-do-nucleo-de-conciliacao-do-tribunal-de-justica-do-am/100184445

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)