Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei municipal nº 296/12 é julgada inconstitucional pelo Pleno

    O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), durante a sessão do Tribunal Pleno realizado nesta terça-feira (02), decidiu por unanimidade dos votos pela inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 296, de 1º de março de 2012, por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) de nº 2012.001072-3 requerida pelo prefeito Amazonino Mendes, contra a Câmara Municipal de Manaus (CMM). A Lei Municipal instituía um sistema sustentável de uso racional da água com a captação de águas pluviais nas escolas da rede municipal de ensino da capital.

    há 12 anos

    Na ação, a Prefeitura sustenta que não caberia à iniciativa parlamentar decidir por essas atribuições, criando ainda despesas sem estimativa de impacto orçamentário-financeiro no Município.

    A relatora do processo, desembargadora Carla Reis, votou de acordo com o parecer do Ministério Público, justificando "pela incompetência parlamentar de iniciativa do próprio Poder Legislativo, com base no artigo 14, da Constituição do Estado do Amazonas e no artigo , da Constituição Federal, que diz que compete, privativamente, ao prefeito municipal a iniciativa das leis que versem sobre: criação, estruturação e atribuições dos órgãos da administração direita, indireta e fundacional do Município", conforme trecho do voto da desembargadora Carla Reis.

    Acompanharam o voto da relatora os desembargadores Mauro Bessa, Wellington de Araújo, Cláudio Roessing, Domingos Jorge Chalub, Paulo Caminha, Djalma Martins, Sabino Marques, Airton Gentil (desembargador em exercício), Wilson Barroso, Yedo Simões, Rafael de Araújo Romano e a desembargadora Encarnação das Graças Sampaio. A sessão do Pleno é realizada no auditório Desembargador Ataliba David Antonio, no térreo da sede do TJAM, na avenida André Araújo, Aleixo.

    Divisão de Divulgação do Tribunal de Justiça do Amazonas

    (92) 3303.5209/5210 - Fórum Ministro Henoch Reis

    (92) 2129-6771/6772

    www.tjam.jus.br

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações124
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-municipal-n-296-12-e-julgada-inconstitucional-pelo-pleno/100184427

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)