jusbrasil.com.br
21 de Outubro de 2019
    Adicione tópicos

    Professores da FGV lançam livro sobre Direito e Economia na Esmam

    O lançamento será nesta segunda, a partir das 17 horas, no auditório da Esmam, no Fírum Ministro Henoch Reis.

    Tribunal de Justiça do Amazonas
    há 7 anos

    A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e a Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) promovem nesta segunda-feira (12) o lançamento da obra "Direito e Economia – 30 anos de Brasil", coordenada pela professora Maria Lúcia Pádua Lima. Editada em três tomos pela Editora Saraiva, a obra reúne depoimentos de personalidades que protagonizaram as principais decisões em relação à política econômica e regulatória do país.

    Indicado ao prêmio Jabuti de 2012, na categoria de livros de Direito, o primeiro tomo da obra traz depoimentos de personalidades como os ex-ministros da Fazenda Antonio Delfim Netto, Luiz Carlos Bresser Pereira e Pedro Malan; o atual ministro da pasta, Guido Mantega; o atual presidente do BNDES, Luciano Coutinho; o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim; o atual ministro do STF, Marco Aurélio Mello; os ex-presidentes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria Helena Santana e Ary Oswaldo Mattos Filho; o diretor da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP), Yoshiaki Nakano; o ex-presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul; os professores Ada Pellegrini Grinover, Arnold Wald, Carlos Ari Sundfeld, Luiz Gonzaga Belluzzo e Pérsio Arida.

    Tais depoimentos fazem uma análise da relação entre direito e economia e traçam um perfil evolutivo da economia no Brasil, compondo uma linha do tempo. O segundo tomo da obra aprofunda a análise de vários aspectos do sistema financeiro e do mercado de capitais no Brasil, bem como do Direito do Consumidor. Por fim, o último tomo trata de aspectos relacionados à política fiscal em relação à sua dimensão tributária, do gasto governamental e do Direito Empresarial.

    O lançamento da obra em Manaus acontecerá no auditório da Esmam (avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, s/n, Aleixo - Fórum Ministro Henoch Reis), a partir das 17 horas, e contará com abertura da professora Maria Lúcia Pádua Lima, coordenadora e coautora da obra lançada, e do professor José Garcez Ghirardi, também coautor da obra.

    As inscrições para o evento devem ser feitas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem da Esmam, no endereço www2.tjam.jus.br/moodle. Aos participantes, será concedida certificação de 4 horas de atividades complementares.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)