Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Magistrados do AM participam de homenagem aos 40 anos da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas

    Desembargadores, juízes, procuradores e autoridades do Poder Judiciário local e nacional participaram nesta quinta-feira (08) do Seminário alusivo aos 40 anos da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE/AM). O evento teve a participação da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon.

    há 11 anos

    Estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), Flávio Pascarelli, a vice-presidente do TRE/AM, desembargadora Socorro Guedes, além de juízes do Tribunal e outros desembargadores.

    Durante a palestra de abertura do seminário, a ministra Eliana Calmon falou sobre o cenário do Poder Judiciário antes da Constituição de 1988 e as características da Justiça nessa época, além destacar a importância do papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "A grande virada do Poder Judiciário foi o CNJ, pois, com sua criação, foi exigido dos Tribunais, por exemplo, a prestação de contas; também foi diferenciado o público do privado, ou seja, foi possível ter um controle do que estava sendo feito pelo Judiciário" , destacou a ministra.

    Além disso, Eliana Calmon acrescentou que, no início, houve muita resistência dos tribunais para cumprir as determinações do CNJ. "Vencer as resistências dos grandes tribunais foi outra barreira enfrentada pelo Conselho e que foi quebrada. Para o CNJ, todos os tribunais são iguais, então todos devem cumprir as suas normas" , ressaltou.

    Após a palestra, a ministra recebeu uma homenagem do procurador da PGE/AM, Clovis Frota, e do presidente do TJAM, Ari Jorge Moutinho da Costa. "Essa foi uma aula de dignidade e altivez. Tudo o que foi mencionado é o que esperamos do Poder Judiciário", enfatizou Ari Moutinho.

    O seminário está sendo realizado pela PGE, através do seu Centro de Estudos Jurídicos (Cejur). Para esta sexta-feira (09) está confirmada presença do ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    O evento está sendo realizado no Salão Elegance, Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, e é destinado aos servidores públicos, acadêmicos de direito e profissionais com atuação na área Jurídica.

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/magistrados-do-am-participam-de-homenagem-aos-40-anos-da-procuradoria-geral-do-estado-do-amazonas/100172935

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)