Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça decide se crianças que estão nos abrigos devem voltar para suas famílias

    A meta é atender 300 crianças e adolescentes que estão acolhidos nos abrigos por se encontrarem em situação de risco no lar natural.

    há 11 anos

    Os processos envolvendo crianças e adolescentes que estão em oito abrigos de Manaus vão ser avaliados e a Justiça vai decidir se eles voltam ou não para o convívio familiar. A ação faz parte da II Jornada das Audiências Concentradas 2012, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que começou nesta segunda e segue até o dia 14 de novembro, quando serão realizadas 239 audiências nesse período.

    A meta é atender 300 crianças e adolescentes que estão acolhidos nos abrigos por se encontrarem em situação de risco no lar natural. Nas audiências serão avaliadas questões financeiras da família e aspectos psicológicos dos pais. O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude e colocado em prática pelo Juizado da Infância e Juventude Cível do TJAM, em parceria com outras instituições envolvidas na defesa dos direitos e proteção das crianças e adolescentes como o Ministério Público da Infância e da Juventude, Defensoria Pública, os Conselhos Municipal e Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, os Conselhos Tutelares, além de uma equipe de psicólogos e assistentes sociais do Juizado.

    De acordo com a juíza titular da Vara da Infância e Juventude Cível, Rebeca de Mendonça Lima, as audiências concentradas são instrumentos importantes em prol da situação pessoal, processual e procedimental das crianças e adolescentes institucionalmente acolhidos. "O objetivo maior é acelerar a provisoriedade da medida do acolhimento, buscando dar soluções plausíveis a cada caso. Aqui temos a oportunidade de ouvir a criança, os pais e os responsáveis pelo abrigo e assim determinar se elas podem retornar ou não ao lar".

    As audiências concentradas são realizadas de acordo com o artigo 19, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que aperfeiçoou a sistemática da garantia do Direito à Convivência Familiar, e a Instrução Normativa nº 02, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    As audiências estão sendo realizadas nas seguintes instituições: Aldeias Infantis SOS Brasil, Casa Mamãe Margarida, Lar Batista Janell Doyle, Abrigo Moacyr Alves, Abrigo Infantil Monte Salém, Abrigo Nossa Senhora das Graças, O Coração do Pai e Associação de Apoio à Criança com HIV – Casa Vhida.

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-decide-se-criancas-que-estao-nos-abrigos-devem-voltar-para-suas-familias/100164776

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)