Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Professora tem direito à defesa antes de exoneração

Os desembargadores das Câmaras Reunidas, em sessão nesta quarta-feira (17), presidida pelo desembargador Luiz Wilson Barroso, concederam segurança à professora Sirlene Marques Passos, do município de Novo Aripuanã, que havia sido exonerada do cargo que ocupava após prestar concurso público. A decisão foi unânime, de acordo com o voto da relatora, desembargadora Encarnação das Graças Sampaio Salgado.

há 12 anos

O Ministério Público deu parecer contrário, afirmando que a Administração pode exonerar servidor em estágio probatório. A relatora considerou que, mesmo em estágio probatório, a servidora tem direito à defesa. Quanto ao pagamento das verbas remuneratórias, a desembargadora decidiu que devem ser solicitadas em ação de cobrança.

Falta de lei específica

As Câmaras Reunidas negaram provimento ao Agravo de Instrumento nº 2012.000545-4, em que o Estado do Amazonas pedia suspensão de liminar concedida pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, em favor do músico Ednei Bacelar da Silva, em concurso público para a vaga de músico. A decisão foi unânime, conforme o voto do relator, desembargador Paulo César Caminha e Lima, em consonância com o parecer ministerial.

O relator manteve a decisão do juiz, de marcar nova data de exame para o candidato, mas reduziu para R$ 500,00 a multa a ser aplicada em caso de descumprimento. Ele afirma que há necessidade de lei específica para tratar de altura de candidato ao cargo de especialista em música da Polícia Militar e o decreto existente não menciona altura, o que não pode prejudicar o candidato.

Divisão de Divulgação do Tribunal de Justiça do Amazonas

(92)

- Fórum Ministro Henoch Reis

(92) 2129-6771/6772

www.tjam.jus.br

  • Publicações2975
  • Seguidores143
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações173
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/professora-tem-direito-a-defesa-antes-de-exoneracao/100130454

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)