Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente Joaquim Barbosa abre o Ano Judiciário 2014 no Supremo Tribunal Federal

    A solenidade foi realizada às 10h, na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília (DF) e teve a participação dos presidentes da Justiça Estadual, dentre eles o desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, presidente do TJAM.

    há 10 anos

    Em seu pronunciamento, Barbosa lembrou que a sessão solene de abertura do Ano Judiciário vem sendo realizada há dez anos, sendo iniciada pelo então presidente da Corte, ministro Maurício Corrêa, “e tornou-se uma tradição que se renova a cada ano”.

    Discurso

    O presidente do STF enalteceu o trabalho desenvolvido para agilizar e modernizar os sistemas de informação da Justiça brasileira, enfatizando a importância da valorização do juiz e dos servidores do 1º grau de jurisdição, além do fortalecimento dos Juizados Especiais. O ministro lembrou que, só no ano passado, foram julgados no STF 46 temas de repercussão geral que tiveram um impacto sobre mais de 116 mil processos sobrestados nos Tribunais à espera do entendimento da Suprema Corte.

    A comemoração dos 25 anos da Constituição Federal e a sessão inaugural da 49ª Sessão Extraordinária da Corte Interamericana de Direitos Humanos também foram lembradas na sessão solene. O balanço dos trabalhos do Judiciário no ano de 2013 consta do Relatório Anual de Atividades, encaminhado aos ministros durante a cerimônia.

    Joaquim Barbosa acrescentou que, em 2014, o Supremo continuará se esforçando para julgar processos com repercussão geral, “de modo a dar solução definitiva a litígios que afetam a milhares de jurisdicionados”.

    Autoridades presentes

    Além do desembargador Ari Moutinho, estavam presentes o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo - representando a presidente Dilma Rousseff; o procurador geral da República, Rodrigo Janot; o advogado geral da União, Luís Inácio Adams; presidentes dos Tribunais Superiores e Estaduais; membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); comandantes das Forças Armadas; e representantes de entidades de classe da advocacia e da magistratura.

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-joaquim-barbosa-abre-o-ano-judiciario-2014-no-supremo-tribunal-federal/112537922

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)