Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJAM ADOTA NOVAS MEDIDAS DE SEGURANÇA DE DADOS NO PORTAL

    A Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação atualiza medidas de segurança do site e aumenta proteção de dados do portal e seus usuários.

    há 11 anos

    Na última semana, a Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Amazonas (DTIC/TJAM) implantou novas medidas de segurança para o acesso ao portal da instituição, promovendo acesso mais seguro aos usuários que utilizam recursos de informação (rede de dados, e-mails, solicitações).

    De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do TJAM, Messias Andrade, as mudanças começaram ao perceberem falhas no envio e recebimento de e-mails do TJAM, em outros órgãos. "A nossa lista de e-mail estava constantemente bloqueada e na lista negra de vários órgãos. Então, quando e-mails do Tribunal eram enviados para outros órgãos, eles entravam como spam ou nem chegavam porque estavam em black list (lista negra)", explicou Messias.

    Motivados pela necessidade de dar continuidade aos serviços de segurança, outras atualizações foram implantadas, como a troca de senha dos usuários. "Toda segurança que estamos implantando visa proteger os dados que estão no datacenter; Essa é mais uma ação da Tecnologia da Informação para proteger nossas informações. Sabemos que isso desagrada, que algumas pessoas ficam incomodadas por ter que trocar senha, mas não vejo outro meio. Hoje, em menos de cinco minutos você consegue realizar uma troca de senha", afirmou o desembargador Yedo Simões, coordenador da Divisão de Tecnologia da Informação do TJAM.

    De acordo com Messias Andrade, as senhas tinham um nível de segurança baixo, o que gerava certa vulnerabilidade no sistema. Foram solicitadas, dos usuários, novas senhas com alto grau de complexidade, para evitar invasões de hackers e uso indevido dos dados da rede.

    Benefícios

    "Com essa mudança, um fato que foi benéfico para nós, que administramos recursos de TI, foi o link da internet, que diminuiu o consumo abruptamente", alegou Messias, referindo-se a situações de usuários que tinham 08, 10, 30 acessos simultâneos, com outros usuários compartilhando suas senhas e acesso à internet, de modo indevido, congestionando a rede.

    Outras ações

    Segundo o diretor de Tecnologia, um novo firewall também foi instalado. "Nós colocamos no ar um firewall mais robusto, com mais regra de negócio, dificultando a invasão de hackers e acesso de agentes internos ao site e aos recursos do TJAM", disse Messias, adiantando que o TJAM está na fase de compra do Appliance, que é um firewall físico que fornece mais segurança onde é instalado.

    Messias ainda ressalta que o TJAM está em fase final de homologação do link de 40 MG da empresa Oi, que foi contradado. A Divisão de Tecnologia da Informação vai disponibilizar um link da empresa Embratel apenas para serviços externos e vai deixar o link da Oi de 40 MG apenas para os usuários internos. "Para o público externo, como por exemplo o advogado que vai peticionar e fazer consulta no portal, praticamente vai dobrar ou triplicar a velocidade de transmissão de dados dele", finalizou.

    Giselle Campello

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações355
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjam-adota-novas-medidas-de-seguranca-de-dados-no-portal/100448179

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)