Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJAM garante afastamento de servidora do MPE para mandato sindical

    A decisão do Pleno foi por maioria de votos.

    há 11 anos

    O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) garantiu nesta terça-feira (02) o direito a uma servidora do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) de se licenciar para o exercício de mandato classista, com todas as vantagens do cargo. A decisão foi por maioria de votos, na sessão presidida pelo desembargador Rafael de Araújo Romano.

    Após ter negado administrativamente o pedido pelo procurador-geral Francisco Cruz, a agente de serviço Silvânia da Silva Reis pediu judicialmente, por meio do Mandado de Segurança nº 0001555-50.2012.8.04-0000 (virtual), a licença remunerada para exercer o cargo de secretária geral do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas, no período de 2012 a 2015.

    Em sustentação oral, o advogado Rubenito Cardoso da Silva Júnior afirmou que sua cliente compõe a chapa de direção e citou julgamentos semelhantes do próprio TJAM (Câmaras Reunidas e 2ª Câmara Cível) ocorridos em 2012 e que concederam o direito de afastamento de servidores com remuneração para exercer cargos em sindicatos.

    O relator do processo, desembargador Djalma Martins da Costa, negou o pedido. Mas o voto vencedor foi o do desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, que divergiu do relator e apresentou argumentos que convenceram a maioria dos magistrados presentes.

    Pascarelli disse que "a Administração não pode obstar direito do servidor de se licenciar" e que a lei estabelece discricionariedade no sentido negativo, de que o administrador não pode autorizar a liberação de mais de cinco servidores para este tipo de atividade.

    Os desembargadores João Mauro Bessa e Wellington José de Araújo foram os primeiros a acompanhar o voto divergente, mantendo posicionamento defendido como relatores dos julgamentos nas Câmaras. "Entendo que há violação ao direito líquido e certo da impetrante", afirmou Bessa.

    Patrícia Ruon Stachon

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Fórum Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjam-garante-afastamento-de-servidora-do-mpe-para-mandato-sindical/100432429

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)