Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MÊS DA MULHER: As mulheres que cuidam da saúde dos servidores do TJAM

    Uma reportagem com as profissionais de saúde do TJAM dá continuidade às matérias em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

    há 11 anos

    As mulheres que atuam na área de saúde do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) desenvolvem atividades que vão desde o pré-atendimento até a finalização de tratamentos médicos e odontológicos em duas unidades: no edifício Desembargador Arnoldo Péres e no Fórum Ministro Henoch Reis.

    São 19 servidoras e estagiárias: quatro médicas, seis dentistas, duas técnicas de enfermagem, três estagiárias de enfermagem, uma estagiária de odontologia, uma assistente de saúde bucal, uma assistente administrativa e uma recepcionista.

    Para os dois consultórios odontológicos, são agendados 24 pacientes por dia. Já o atendimento médico varia conforme a demanda e a situação: há dias em que um médico atende mais de dez pacientes, entre servidores e dependentes.

    A equipe realiza coleta para exame de DNA, aplicação de medicamentos, curativos, consultas, tratamento e acompanhamento dos pacientes, perícia, além da administração da Divisão de Serviços Médicos.

    Algumas trabalham há mais de 20 anos no Judiciário. É o caso da servidora Ivaneide Benayon, que ingressou no TJAM em 1977, em cargo de nível médio e há cerca de 24 anos exerce o cargo de dentista. Especialista em próteses, trabalho que desenvolvia em sua própria clínica, diz que gosta de atuar com a reabilitação e ver o antes e o depois de um paciente. "Amo meu trabalho, sempre amei. Ser dentista é para quem gosta e quando gosta, faz com amor e fica perfeito", declara.

    Ana Marcilei Ribeiro da Costa também é dentista, desde 1996 no Tribunal, e diz que se sente realizada. "Sempre gostei da área da saúde, pela habilidade que tenho para trabalhar com as mãos", conta, destacando que dentista tem que ter um pouco de artesão, arquiteto e psicólogo para lidar com os pacientes.

    Entre as médicas, a dermatologista e clínica geral Ana Cyra Fernandes Coêlho diz que o trabalho é semelhante ao atendimento ambulatorial e que há um bom relacionamento intersetorial e com os pacientes: "É um ambiente tranquilo, sem estresse, a gente interage um com o outro e tudo flui muito bem". Ela ressalta que há pontos de vista diferentes, mas que o trabalho é prazeroso, embora nem sempre tenha todas condições favoráveis para o trabalho. "A gente vem pra cá e sai com prazer", afirma.

    A psiquiatra Maria de Nazaré Costa da Silva diz que também gosta do que faz. "A gente contribui muito na escuta e acolhimento dos pacientes, como o fiel entre os gestores e os funcionários, que vêm desabafar e também trazem problemas familiares", avalia. Para lidar com toda a tensão causada pelo trabalho, diz que lê muito e escreve e, ao sair do trabalho, tira o jaleco e a "carga" antes de entrar em casa.

    Há menos tempo no setor, a estagiária de enfermagem Adriana Alfaia, que entrou em janeiro deste ano no órgão, atua nas atividades práticas da área e diz que gosta de seu trabalho.

    Já a dentista Adriana Romano, que entrou no Tribunal em 1994 e atuou no consultório durante cerca de 16 anos – hoje está na administração da divisão -, diz que escolheu a profissão certa. Quanto ao trabalho, avalia que "é gratificante quando o paciente fica satisfeito, quando ele se olha no espelho e gosta da estética", que às vezes muda bastante com o tratamento.

    Patricia Ruon Stachon

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Corregedoria: (092) 2129-6672

    Telefones

    Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações209
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mes-da-mulher-as-mulheres-que-cuidam-da-saude-dos-servidores-do-tjam/100392634

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)