Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal do Júri condena réu a cinco anos de reclusão

    O julgamento foi o primeiro caso do Tribunal do Júri instalado na Esbam, situado no Adrianópolis. O TJAM possui parceria também com o Núcleo de Práticas Jurídicas da UniNorte para a realização de julgamentos do Tribunal do Júri.

    há 12 anos

    Neuber Pimentel de Oliveira, acusado pelo crime de homicídio qualificado cometido em 2008, foi condenado nesta quarta-feira (19) a cinco anos de reclusão, pena a ser cumprida inicialmente em regime semiaberto. O processo dele foi julgado pelo 1º Tribunal do Júri do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), realizado na Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), na Zona Centro-Sul de Manaus.

    O julgamento foi presidido pelo juiz de Direito Mauro Antony e o Conselho de Sentença (os jurados), por maioria de votos, reconheceu a "materialidade da infração", assim como a conduta do réu. Em relação à autoria, os jurados, ao serem perguntados, responderam, também por maioria de votos, que foi o réu quem desferiu a facada na vítima, Raimundo Geraldo Fonseca Pereira, conforme consta nos autos do processo nº 0243137-82.2008. Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia 18 de maio de 2008, por volta das 02h30, na rua 07, bairro Monte Sinai, utilizando-se de uma faca, Neuber golpeou Raimundo que acabou morrendo. Na audiência de Instrução e Julgamento, onde foi interrogado após a oitiva da testemunha Antônio Gertrude da Fonseca Pereira, o réu confessou a autoria do crime.

    Após a sustentação oral da Defesa, o réu foi condenado apenas por homicídio simples, conforme previsto no artigo 121 do Código Penal Brasileiro.

    PRIMEIRA SESSÃO NA ESBAM

    Esta foi a primeira sessão realizada pelo 1º Tribunal do Júri na Esbam, resultado de uma parceria do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) com instituições de ensino que tem como objetivo dobrar o número de sessões de julgamentos do Tribunal do Júri. O TJAM já trabalha em parceria com Centro Universitário do Norte/Laureate International Universities desde o ano passado, e agora, com a Esbam, o número de julgamentos do 1º Tribunal do Júri vai dobrar, que terá 72 sessões no semestre. Serão dez sessões na Esbam, 26 no UniNorte e 36 julgamentos no Plenário Luiz Augusto Santa Cruz Machado, no Fórum Ministro Henoch Reis.

    "Essas parcerias têm sido muito positivas, primeiro porque é uma oportunidade para os estudantes de Direito aprenderem na prática como é construída uma sentença, além de colaborar para celeridade dos processos que aumentam a cada ano", destacou o juiz Mauro Antony.

    Divisão de Divulgação do Tribunal de Justiça do Amazonas

    (92) 3303.5209/5210 - Fórum Ministro Henoch Reis

    (92) 2129-6771/6772

    www.tjam.jus.br

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações593
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-do-juri-condena-reu-a-cinco-anos-de-reclusao/100184476

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)