Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juíza revoga cumprimento de reintegração de posse no Tarumã

    A juíza da 6ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho, Alessandra Cristina Raposo da Câmara Gondim, revogou, no final da tarde desta terça-feira (13), o Mandado de Reintegração de Posse contra os ocupantes de área localizada no Tarumã, Zona Oeste de Manaus. O cumprimento do mandado estava marcado para esta quarta-feira, dia 14.

    há 11 anos

    A juíza explicou que a decisão foi motivada pelo surgimento de novos documentos que foram encaminhados somente nesta terça-feira à 6ª Vara Cível, pela Defensoria Pública da União, Ministério Público da União e 3ª Vara Federal, a fim de serem incluídos nos autos. "A Defensoria Pública da União argumentou que a área, objeto da lide, está ocupada por comunidades indígenas. Na 3ª Vara Federal tramita uma ação civil pública, movida pelo Município de Manaus, na qual foi indeferido o pedido de liminar para desocupação da área. É preciso ressaltar que essas informações não constavam no processo que estava sendo analisado pela Justiça Estadual, portanto, os procedimentos legais e cabíveis foram rigorosamente obedecidos. A decisão, com base no que constava nos autos, foi a correta. Entretanto, diante desses novos elementos trazidos aos autos pelos órgãos federais, constato que a questão envolve eventual direito indígena, o que remete à competência da Justiça Federal", explicou a magistrada.

    "Em função disso, declino da competência em favor do juízo da 3ª Vara Federal da seção Judiciária do Amazonas, onde tramita a ação civil pública nº 7794-27.2011.4.01.32.00 e revogo o Mandado de Reintegração de Posse", informa a juíza em sua decisão.

    A área em questão fica localizada na rua Beija-Flor Vermelho, s/n, Estrada do Tarumã, KM 07, Ponta Negra, antiga avenida 1, estrada AM 450, conhecida como loteamento Paraíso Tropical. O Espólio de Mervyn Lowe, representado por sua inventariante Evanilde Reinaldo Sales, que propôs a ação de reintegração de posse com pedido de liminar contra os ocupantes da área.

    No início da manhã desta terça-feira (13), aproximadamente 50 pessoas fizeram uma manifestação em frente ao Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, onde funciona a 6ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho. O grupo, liderado pelos caciques Jair Miranha e Paulo Apurinã, protestava contra o Mandado de Reintegração de Posse, assinado pela juíza Alessandra Cristina Raposo da Câmara Gondim.

    Ainda pela manhã, os caciques foram recebidos pelo diretor do fórum, desembargador Domingos Chalub. Segundo eles, a área estaria ocupada por cerca de 300 famílias desde abril de 2011 e que existiriam dois processos em andamento na Justiça Federal que assegurariam o direito dessas pessoas de permanecerem na área.

    Os documentos encaminhados por volta das 12h desta terça-feira pela Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal e 3ª Vara Federal, foram juntados aos autos. As partes envolvidas serão comunicadas da decisão.

    DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

    Telefones

    TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

    Telefones

    Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

    Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    • Publicações2975
    • Seguidores143
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1451
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-revoga-cumprimento-de-reintegracao-de-posse-no-taruma/100182500

    Informações relacionadas

    Procuradoria Geral da República
    Notíciashá 9 anos

    MPF/AM requer suspensão de execução de reintegração de posse em ocupação no Tarumã

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 7 anos

    Procuradores federais tentam impedir despejo de 200 famílias indígenas em Manaus

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    eu queria saber como estar o andamento dessa reintegração de posse continuar lendo